Página inicial > Últimas Notícias > Professor Daniel Gerhard Profere Aula Magna

Professor Daniel Gerhard Profere Aula Magna

• Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 10h01
  • Última atualização em Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 10h01

Para abertura do segundo semestre do ano letivo de 2020 da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, o professor da Universidade Federal do Amazonas Daniel Cardoso Gerhard proferiu palestra sobre o “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”. Contou também com a presença do Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas Prof. Dr. Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho.

O diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, falou da satisfação de realizar a aula magna com temas atuais e importantes para a sociedade. “Essa é uma das missões da Escola: dar espaço para encontros e debates importantes para a sociedade, disseminando conhecimento. Em relação ao segundo semestre do ano letivo de 2020, esperamos superar as expectativas e promover encontros e eventos relevantes para a formação dos servidores públicos do estado”.

Mestre em Filosofia do Direito e doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Daniel Gerhard falou sobre a relação entre a representação política e seus representados. Sua fala fez o público refletir e questionar se sente segurança naqueles que escolheu como representantes políticos nas esferas do Poder Legislativo.

“Há uma representação política por “espelhamento”. Essa ideia de representação foi inventada e é um modelo em constante tensão, porque ao mesmo tempo em que a democracia tem a pretensão de inclusão de atores, ela mesma sofre, do outro lado, a restrição de acesso desses atores. Um exemplo é a Constituição de 88, que foi feita por uma assembleia constituinte exclusiva. Como ela pode ser chamada de constituição cidadã se não houve ampla participação popular?”, indagou o palestrante.

Gerhard lembrou que muito se fala em democracia em crise, democracia em vertigem, em caos político, e que falta uma compreensão na questão de “emissário e destinatário” no âmbito político. “Se há o político, é porque há o representado. Só tenho o ator político porque tenho o autor político. A qualidade da representação é afetada diretamente pela qualidade da demanda”, afirmou.

Fonte: http://www.ale.am.gov.br/2020/02/11/aula-magna-marca-oficialmente-abertura-do-ano-letivo-da-escola-do-legislativo/
Texto: Giselle Campello
Fotos: Alberto César Araújo / Aleam