Página inicial > Últimas Notícias > Professor voluntário da Faculdade profere palestra em Cornell University

Professor voluntário da Faculdade profere palestra em Cornell University

• Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 05h36
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 05h44

O professor voluntário da Faculdade de Direito, Ronaldo Pereira Santos, proferiu uma palestra no último dia 02 de março, na Universidade de Cornell, Estados Unidos. A apresentação, proferida em inglês, teve como tema "Como os produtores rurais da Amazônia podem ser afetados com as mudanças de rota na política ambiental?”.

"Há muito interesse da comunidade acadêmica aqui nos Estados Unidos sobre o que acontece no Brasil, sobretudo na Amazônia. Geralmente estes eventos atraem vários alunos de graduação, pós-graduação e professores de várias áreas como Direito Ambiental, Economia, Agricultura Tropical, manejo de florestas e Ciências Sociais", comentou Santos.

A palestra discutiu os principais fatores que estão em marcha no atual Governo Federal, como as frentes de forte desregulação de Comando e Controle Ambiental e a visão oficial quanto as mudanças do clima. Santos usou dados estatísticos para discutir também o que parece ser a prioridade prevalente: usar as terras da região para fomentar o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) da Amazônia (que gira em torno de 7%), com base em produtos brutos ou semi-acabados, como a carne, a soja e a mineração voltado para exportação.

"As atuais políticas do Governo Federal na área ambiental e  de gestão fundiária, terão impacto tanto para o pequeno produtor, o assentado, quanto para os agricultores patronais. O Brasil está inserido num contexto maior do mercado internacional do agronegócio - onde a terra e a floresta têm enorme apelo. Por enquanto temos projeção e especulação, na maioria negativas; em dois ou três anos os números vão se consolidar, com certa margem de acerto, e veremos o tamanho deste impacto, tanto em termos de confirmação ou não de desmatamento, do PIB, de geração de renda e emprego ou mesmo de conflitos", opinou Santos.

Santos foi convidado pelo Programa de Estudos em América Latina - LASP, cujo o objeto é estudar os aspectos mais relevantes da sociedade nos países da América do Sul.

Ronaldo Santos é Professor Voluntário da Disciplina de Direito Ambiental da UFAM. Atualmente, é bolsistas visitante na Universidade de Cornell, Estados Unidos, Colégio de Agricultura e Ciências da Vida – CALS (2019/2020), na área de concentração de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade.