FD | (92) 3305-4651 Ramal 2820 |

Relembrando o passado e estabelecendo como meta um futuro de desafios, a nova direção da Faculdade de Direito tomou posse, na última sexta-feira, 15, em solenidade presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira e pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen. O novo diretor, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho e o novo vice-diretor, professor Adriano Fernandes Ferreira, assumiram publicamente o compromisso de executar um extenso plano de trabalho. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do campus universitário.

Doutor em Direito Tributário, mestre em Direito por duas Universidades Federais, a de Pernambuco e a de de Santa Catarina, o novo diretor, professor Carlos Alberto, possui pós-graduação em Direito Tributário e graduação em Direito. Ele também atua como advogado, é procurador do Estado do Amazonas e representante fiscal da Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz).


O vice-diretor, professor Adriano Fernandes Ferreira, por sua vez, é graduado em Direito, tem mestrado em Direito e é doutor em Ciências Jurídicas. Foi o primeiro coordenador-geral da Comissão de Processos Administrativos Disciplinares da Ufam (CPPAD), sub-chefe do Departamento de Direito Público do curso de Direito da Ufam, coordenador da Pós-graduação da FD, representante docente no Conselho Universitário da Ufam, membro da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam e membro da Câmara de Inovação Tecnológica da Federal do Amazonas.

Durante a solenidade de posse, diante de técnicos-administrativos, familiares, ex-professores e atuais docentes e gestores, o diretor e o vice-diretor prestaram o compromisso de bem e fielmente exercer os cargos para os quais foram nomeados. Eles assinaram o termo de posse e se pronunciaram para a plateia.

O vice-diretor da FD, professor Adriano Fernandes Pereira, relembrou de forma saudosa da trajetória do professor Sebastião Marcelice na FD. "Quando o professor Sebastião Marcelice assumiu a FD, nosso curso era classificado com nota 2 pelo Ministério da Educação e já na última avaliação, obtivemos a nota 5. Foi na gestão do professor Marcelice que vimos também, a Ufam ser uma entre as 139, do total de 2266 cursos de Direito de todo País, a conquistar o 'Selo OAB Recomenda' e poder contar, nos próximos três anos, de um corpo docente composto por 20 doutores, ou seja, pouco mais 50% da nossa equipe", citou.

Sobre o futuro, o vice-diretor revelou a construção e lançamento, ainda este mês, do site oficial da Faculdade de Direito, que funcionará como ferramenta de apoio acadêmico, veiculação de notícias sobre o curso e pós-graduações, futuro e o tão desejado mestrado. "Nosso objetivo é sempre dialogar com professores, técnicos, alunos e com a Administração Superior, estabelecer uma gestão participativa e democrática, o que significa fortalecer as instâncias dos três segmentos que integram essa Faculdade". 

O novo diretor da Faculdade de Direito, discorreu sobre a história da Universidade e a FD. "Cinco reitores da Ufam foram bacharéis de Direito, em gestões que se seguiram: Aderson Andrade de Menezes, Jauary Guimarães de Souza Marinho, Aderson Pereira Dutra, Octávio Hamilton Botelho Mourão, Roberto dos Santos Vieira. "A partir dessas memórias, vemos o quão importante é a Faculdade de Direito e nos comprometemos de fazer com que a FD atue em consonância com o que propusemos em campanha", disse. Ele finalizou agradecendo à família, pedindo apoio dos técnicos, docentes e alunos e ex-alunos para que apoiem a gestão.

O reitor, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, discursou, encerrando a solenidade representando, também, o vice-reitor, professor Jacob Cohen. "O espírito maior da Universidade é o do diálogo, do debate, que permite que cada um de nós, contribua a sua maneira, para o avançar da Instituição, especialmente na Faculdade de Direito. Saibam que o programa de trabalho apresentado por esta gestão também é o nosso programa de trabalho e nós iremos executá-lo, de forma democrática, olhando nos olhos e dialogando", frisou.

Produzido por :